Você pode reprogramar-se para ser uma pessoa otimista

Você pode reprogramar-se para ser uma pessoa otimista

Julho 29, 2018 0 Por Leticia Melo

Os otimistas racionais estão muito mais em contato com a realidade do que os pessimistas crônicos.

O fim de um relacionamento ou o  fracasso do seu negócio  pode fazer você se sentir negativo. A vida  pode fazer você se sentir negativo. Todos nós temos que perseverar em tempos difíceis em algum momento de nossas vidas. Há momentos em que parece que tudo está perdido e tudo realmente é uma droga.

No entanto, a  felicidade pode ser uma escolha . É incrível que você possa até mesmo praticar a felicidade reprogramando a si mesmo. É preciso trabalhar para reprogramar como você reage às suas emoções. Para ser uma pessoa mais positiva, use as seguintes técnicas.

O efeito positivo de Tetris

Essa é uma ideia de Walter Chen. Chen escreve que podemos combater o viés da negatividade. Ao aproveitar “a plasticidade do cérebro treinando nosso cérebro para tornar os padrões positivos mais automáticos”, isso é possível.

O Sr. Chen acrescenta que, quando “praticamos a busca e estamos mais conscientes dos aspectos positivos da vida, combatemos a tendência natural do cérebro de procurar e identificar os negativos. Naturalmente nos colocamos em melhor equilíbrio ”.

Isso parece promissor, mas o que exatamente isso tem a ver com o Tetris? Se você joga muito Tetris, você se torna “Tetrisizado”. Isso ocorre porque seu cérebro continua a processar atividades e eventos muitas horas e até dias depois.

A mesma ideia pode ser aplicada à felicidade. Podemos treinar o cérebro para apenas procurar as coisas boas da vida. É por isso que quando você assiste a um clipe do YouTube humorístico fica com feliz por horas.

Você pode começar a reprogramar seu cérebro para positividade por:

  • Procure três positivos diários. No final do dia, anote esses pontos positivos e reflita sobre o que os causou.
  • Agradeça alguém (diariamente). Leva apenas um minuto para agradecer e reconhecer os esforços de alguém importante em sua vida.
  • Faça algo legal. Seja voluntário, doando para uma instituição de caridade ou comprando uma xícara de café para um estranho, atos de bondade aumentam os níveis de felicidade.
  • Cuide da sua mente. A atenção plena permite que você se concentre no presente – o que pode trazer equilíbrio e positividade de volta à sua vida.
Leia mais sobre o assunto:  Você tem dívidas ou contribuições?

 

Otimistas

Torne-se um otimista realista.

Alerta de spoiler: pensadores positivos nem sempre vêem o mundo através de óculos cor-de-rosa. Pessoas otimistas não estão ignorando completamente a negatividade.

Andreas von der Heydt é o diretor e diretor de conteúdo do Kindle na Amazon na Alemanha. Von der Heydt  escreveu :

“Ser otimista e realista, ou seja, combinar os dois em um estilo comportamental de  otimismo realista  cria uma raça especial de pessoas muito bem sucedidas. Os otimistas realistas mantêm-se positivos e otimistas em relação ao futuro, mesmo – e especialmente – quando reconhecerem os desafios futuros”.

Fuga dos PNA.

Uma diferença fundamental entre pessoas positivas e negativas é que aqueles que são positivos são mais autoconscientes e resilientes. Eles são capazes de identificar e fugir dos PNAs, ou  pensamentos negativos automáticos, logo que aparecem.

PNAs são pensamentos subconscientes que muitos de nós não estão conscientes até que seja tarde demais. A consciência dessas mensagens pode impedir uma espiral descendente de negatividade.

 

Mantenha um diário de gratidão.

Muita pesquisa destacou a grandiosidade da gratidão. A gratidão melhorará sua saúde mental e física. Ser grato ajuda você a dormir melhor, aumentar sua auto-estima e aumentar sua resiliência e empatia.

Melhor de todos? Não é preciso muito esforço para receber esses benefícios.

Comece escrevendo em um diário de gratidão. Escreva e reflita sobre três a cinco coisas pelas quais você é especialmente grato durante o último dia ou semana. É uma ótima maneira de  terminar o dia com uma nota positiva . Concentrando-se no que você tem e no que aprecia, você pode se tornar uma pessoa muito mais feliz.

 

Recite afirmações positivas.

Dr. Mona Lisa Schultz, MD, PH.D., um neurocientista e autor de vários livros sobre o assunto de afirmações e do cérebro,  afirma ;

“Nós podemos religar os padrões em nosso cérebro com terapia comportamental cognitiva ou afirmações. Afirmações mudam a forma como nossos cérebros são conectados e o cérebro se acende de maneira diferente. Portanto, não é apenas esse fluxo, mas sim, realmente, efeitos bioquímicos, neuroquímicos, neurofarmacológicos, tão eficazes, se não mais eficazes, do que o Prozac, o Zoloft, o que quer que você tome.

Mais recentemente, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia  encontraram  três explicações psicológicas para por que a auto-afirmação é benéfica. Em primeiro lugar, é divertido insistir no que valorizamos. Segundo, quando estamos emocionalmente ameaçados por críticas ou falhas, a técnica nos lembra o que mais valorizamos sobre nós mesmos. Terceiro, ampliar a base de nossa autoestima nos ajuda a regular nossas emoções.

Leia mais sobre o assunto:  Por que Gratidão e não Obrigado?

Para começar a criar afirmações positivas, siga estas etapas:

  • Quando estiver sozinho, pense no que você quer melhorar.
  • Depois de pensar um pouco, faça uma lista das melhorias mais importantes que você deseja fazer.
  • Anote várias declarações positivas para cada item. Concentre-se no que você quer, não no que você não quer.
  • Finalmente, poste estas afirmações onde você as lerá freqüentemente.

 

Cultive a atenção plena.

“Ao cultivar a atenção plena, podemos aprender a identificar os pensamentos negativos que nos mantêm presos em sentimentos de insegurança e vergonha. Aprenda, em vez disso, a abraçar a paz que vem do momento presente”,  escreve a psicoterapeuta licenciada Courtney Gregory.

Pensamentos negativos autodestrutivos resultam da rotulação, catastrofização e generalização, de acordo com Gregory.

“O trabalho para qualquer um lutando com o pensamento negativo perpétuo é reconhecer que esses pensamentos são apenas isso – pensamentos, e não fatos”, disse Gregory. “Então, é hora de desafiar esses padrões automáticos de pensamento. É aqui que entra a meditação da atenção plena ”.

O primeiro passo para tornar-se consciente é desafiar os pensamentos negativos, reconhecendo-os, dizendo-lhes para parar, fazer perguntas investigativas e substituí-los por pensamentos positivos racionais.

Depois disso, você pode se tornar consciente por:

  • Conectando-se ao presente. Se você está preso, imagine como os animais e as crianças agem no mundo real.
  • Pratique ioga. Isso é meditação do corpo.
  • Coma atentamente, também conhecido por apreciar o sabor, textura, cheiro e apresentação das suas refeições.
  • Tome um banho consciente, como se concentrar na água morna em sua pele e aroma de seu sabonete e xampu.
  • Pratique a escuta consciente, que na verdade está ouvindo os outros sem julgamento ou interrupção.

 

Cerque-se de pessoas positivas e de apoio.

Emoções negativas, como  estresse, são contagiosas . Situações tóxicas influenciam sua mente a ser negativa. Emoções positivas como a  felicidade também são contagiosas . Para se tornar uma pessoa mais positiva, pare de se enforcar com pessoas negativas e passe mais tempo com pessoas felizes e solidárias.

Leia mais sobre o assunto:  Como criar afirmações positivas

 

Fique ativo.

A ociosidade mantém o cérebro por um coelho. Com mais nada para fazer, ele analisa demais e pensa demais em tudo. A melhor maneira de evitar preocupações cerebrais é manter-se ocupado, especialmente com atividades que você gosta quando você pode. Ocupe-se de atividades que aumentarão sua felicidade ou melhorarão sua vida, como  exercícios , aprendendo uma nova habilidade ou lendo.

Designer gráfico, Web Designer, artista, empresária, idealizadora do blog minhamelhorversão.org. Sagitariana, apaixonada por viagens, aventuras e animais. Escritora nas horas vagas
Compartilhe esse blog:

Postagens relacionadas