O poder da gratidão

O poder da gratidão

Julho 8, 2018 0 Por Leticia Melo

Mostrar gratidão é o caminho para alcançar todos os sonhos. A gratidão traz mais motivos pelos quais sermos gratos. É um antídoto contra as emoções ruins, como inveja e raiva. O poder da gratidão nos une à fonte criadora, às grandes realizações.

Não espere conseguir mudar a situação ruim onde está, focando no que não está certo. Você precisa focar no que tem de bom em sua vida. Praticar a gratidão é focar no agora, reconhecer tudo que já conquistou, para receber ainda mais.

A lei da atração nos traz aquilo que nos concentramos, o que colocamos atenção e emoções. Semelhante atrai semelhante. Pessoas que agradecem se sentem mais satisfeitas e alegres com pequenos detalhes positivos, pequenas fontes de felicidade, que passam despercebidos para a maioria das pessoas.

Se você pensa nas coisas que você não gosta, é isso que atrairá para si. “Eu não gosto do meu trabalho”, “Meu conjugue não me agrada mais”, “não tenho dinheiro suficiente”, “tenho dívidas”, etc, você atrairá mais experiências como essas. Se você mudar o foco para “tenho um trabalho enquanto muitas pessoas estão desempregadas”, “meu conjugue me agrada em x situações”, “como posso fazer mais dinheiro?”, etc, você estará mudando o foco do problema, para a solução, e atrairá mais soluções e coisas boas.

Reiki animais

Por menor que seja o detalhe positivo, seja grato por ele. Verdadeiramente grato. E verá o pequeno detalhe se aumentar e atrair outras coisas positivas.

O ser humano registra crenças limitantes desde o nascimento, através de pensamentos e informações adquiridas de outras pessoas e do ambiente, da forma como vê e reage aos estímulos recebidos. Crenças como “você não consegue”, “você não merece”, “Você não é capaz”, são frases ouvidas em algum momento e foram aceitos pelo subconsciente como verdade.

Leia mais sobre o assunto:  Por que Gratidão e não Obrigado?

Alimentar essas crenças é prejudicial e limitante em vários momentos da vida. Por isso é essencial se questionar se essas crenças são realmente verdadeiras.

 

Como praticar a gratidão?

O Horácio Frazão ensina uma técnica em um dos seus vídeos, que considero a mais poderosa, por ter o poder de reprogramar a forma que nosso subconsciente funciona. Temos o costume de focar e passar muito tempo vendo apenas as coisas ruins que nos acontecem, e as coisas boas apenas ficamos felizes por pouco tempo. Essa técnica resseta essa parte do cérebro que foca nas coisas ruins, e passamos a focar e passar mais tempo vendo o que de bom nos acontece.

Separe um caderno para ser o caderno da gratidão. No primeiro dia, escreva 3 motivos pelo qual é grato. No segundo dia, leia os 3 motivos anteriores, e escreva mais 1 motivo. No quarto dia, leia todos os motivos anteriores, e escreva mais 1. Não pode repetir nada do que já foi escrito.

E faça isso todos os dias, por 365 dias. Exatamente, 1 ano. É importante ler todos os motivos que já foram escritos anteriormente, e não repetir nenhum deles, assim você força sua mente a pensar e ver motivos para ser grato em sua vida.

 

Como a neurociência explica a gratidão

Quer uma explicação mais científica? A neurociência explica como a felicidade se relaciona com a gratidão. Se sentir grato ativa o sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. Ele entende que algo bom está acontecendo e libera dopamina, um hormônio responsável pela sensação de prazer.

Essa substância é a que motiva a fazer o que for preciso para realizar seus sonhos. Quanto mais sonhos realizados, mais dopamina, mais feliz, e mais vontade de realizar mais sonhos. E quanto mais vezes esse processo acontece, mais ele é reforçado.

Leia mais sobre o assunto:  Você pode reprogramar-se para ser uma pessoa otimista

A dopamina é produzida na glândula adrenal, sendo responsável pela atividade motora, motivação, comportamento, atenção e por estimular para a ação. Em baixos níveis pode gerar incertezas sobre si mesmo, suas capacidades, tristeza, falta de motivação e procrastinação.

A glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a ocitocina na corrente sanguínea.

Mais motivos para ser grato:

Pessoas gratas são mais animadas, inteligentes, flexíveis, felizes e sociáveis;

A gratidão ajuda a lidar com as adversidades e stress do dia a dia;

Ajuda a ter mais emoções positivas e inibe comparações com outras pessoas que possam ter algum efeito adverso;

Expressar a gratidão por outra pessoa, fortalece os laços com ela

Pessoas gratas são mais saudáveis

 

Gostou desse conteúdo? Seja grato a quem o escreveu, e a este blog, por compartilhá-lo gratuitamente com você, e o compartilhe em suas redes sociais, para ajudar a mais pessoas!!

Leticia Melo Administrator

Designer gráfico, Web Designer, artista, empresária, idealizadora do blog minhamelhorversão.org. Sagitariana, apaixonada por viagens, aventuras e animais. Escritora nas horas vagas

follow me
Compartilhe esse blog:

Postagens relacionadas